domingo, abril 13, 2014

Despedida da Câmara dos Deputados de FERNANDO MARRONI

http://www.camara.gov.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=071.4.54.O&nuQuarto=6&nuOrador=2&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=14:10&sgFaseSessao=PE&Data=1/4/2014&txApelido=FERNANDO%20MARRONI,%20PT-RS

Sumário

Despedida do orador da Câmara dos Deputados em face da reassunção do mandato pela Deputada Maria do Rosário. Agradecimentos pelo apoio concedido ao Parlamentar. Balanço da atuação do orador na Casa.

O SR. FERNANDO MARRONI (PT-RS. Sem revisão do orador.) - Obrigado.
 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, aqueles que nos acompanham, utilizo este minuto para dar como lido o meu pronunciamento, em que digo: até breve. Com a volta da colega Ministra Maria do Rosário, deixo esta Casa.
 

Com muita alegria, participei aqui deste tempo, deste mandato com todos os meus colegas - colegas de bancada, Deputados de outros partidos -, com quem sempre travei bons debates. Aqui construímos políticas importantes para o País. Penso que contribuí, nestes 4 anos, para que o nosso projeto no Brasil pudesse avançar.
 

Na minha região, tenho orgulho de ter recebido 87 mil votos, os quais eu agradeço. Por isso estou aqui. Penso que vou disputar novamente as eleições, porque quero voltar a esta Casa para dar continuidade a esse grande projeto político de transformação do nosso País.
Muito obrigado.
 

O SR. PRESIDENTE (Marçal Filho) - Com certeza vai passar dos 87 mil votos. (Palmas.)

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, todos aqueles que nos assistem e nos acompanham pela TV Câmara, hoje ocupo este espaço para me despedir, momentaneamente, desta Casa. Com a volta da Ministra Maria do Rosário a este Parlamento, estou deixando meu mandato. Quero, em primeiro lugar, agradecer aos 87 mil e 103 gaúchos que me dedicaram o voto nas eleições de 2010. Graças a eles, pude representar o Rio Grande do Sul - em especial a Zona Sul - até o dia de hoje. Agradeço também a todos os companheiros da nossa gloriosa bancada do PT nesta Casa. Agradeço pela acolhida, pelo companheirismo e pelo trabalho em prol de um Brasil melhor. Agradeço aos demais colegas que, independente de partido - base ou oposição -, sempre me trataram de maneira respeitosa e, com raras exceções, elevaram o nível do debate político.
Deixo este mandato com o sentimento de dever cumprido. Digo isso, pois conquistamos diversas vitórias para o Rio Grande do Sul e para a minha região: a metade sul do Estado. Destaco aqui as nossas conquistas em parceria com o Governo da Presidenta Dilma: duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas; o novo Contorno Rodoviário de Pelotas; duplicação da BR-392, entre Rio Grande e Pelotas; instalação do Parque Eólico de Santa Vitória do Palmar e Chuí; e a consolidação dos Polos Navais de Rio Grande e São José do Norte.
 
Tudo isso já é realidade e foi conquistado graças ao trabalho conjunto do nosso mandato com o Governo Federal. Além disso, deixamos encaminhadas duas obras de extrema importância para a região: o trem de passageiros entre Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande e Cassino; e a travessia seca entre Rio Grande e São José do Norte. Obras que, com absoluta certeza, começarão a sair do papel ainda este ano.
 
A partir de segunda-feira reassumo como servidor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Porém, a luta não para. Nunca parou e nem irá parar! No período de folga da universidade, vou pra estrada, vou pra rua, vou conversar com as pessoas, ouvir as demandas do povo e buscar soluções. É assim que nós, do Partido dos Trabalhadores, fazemos política. Foi assim que mudamos a cara deste País e tiramos 40 milhões de brasileiros da miséria. Há 26 anos, quando me filiei ao PT, eu tinha o desejo e o sonho de melhorar a vida das pessoas. E hoje, depois de ter sido Prefeito da minha cidade, Pelotas, e de representar o meu Estado por três vezes nesta Casa, tenho muito orgulho e tenho a certeza de que conseguimos isso. E eu, humildemente, dei a minha parcela de contribuição.
 
Portanto, Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados, aqui fica o meu até breve. Desejo que esta Casa siga cumprindo o seu papel de legislar em prol do Brasil e desejo um bom trabalho a todos e a todas até o final deste ano.
 
Um forte abraço e até 2015.
 
Muito obrigado, Sr. Presidente!

quinta-feira, abril 10, 2014

A justiça e a punição na visão de Michel Foucault

Jus Navigandi

 Publicado em . Elaborado em .

 Apesar do discurso ideológico burguês, acentuando o processo de humanização e de mitigação das punições, como obra de uma moralidade que valoriza os direitos humanos, Foucault ressalta a dimensão utilitária e o caráter de classe dos processos de punição. 

 

 

Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT)

LEMOS, Daniel de Souza. A justiça e a punição na visão de Michel Foucault. Jus Navigandi, Teresina, ano 19, n. 3916, 22 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2014.

A moderna política dos castigos: uma perspectiva da punição em Michel Foucault

 

http://jus.com.br/artigos/26956/a-moderna-politica-dos-castigos 

 Jus Navigandi

Publicado em . Elaborado em .

Foucault ressalta a dimensão utilitária do sistema penal, o caráter de classe dos processos de punição e de julgamento, mediante os conceitos de “economia política do crime”, de “homem-limite”, e de “justiça”, enquanto aparelho judiciário, como instrumento de dominação da classe burguesa.

 
 http://jus.com.br/artigos/26956/a-moderna-politica-dos-castigos 

Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT)

LEMOS, Daniel de Souza. A moderna política dos castigos: uma perspectiva da punição em Michel Foucault. Jus Navigandi, Teresina, ano 19, n. 3914, 20 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2014.