sexta-feira, outubro 03, 2008

A Educação como prioridade

oi Publiquei o artigo abaixo, no jornal "Diário da Manhã", na edição do dia 01/10/08.


A Educação como prioridade

Daniel Lemos*

No próximo domingo (05/10/08), os brasileiros escolherão os governantes municipais, que administrarão os municípios brasileiros durante os próximos quatro anos. É um momento importante por várias razões, mas cabe destacar duas, a saber, é um momento de realização plena da cidadania e da Democracia como um valor a ser preservado e valorizado, e, também, porque, é a oportunidade de se debater as questões locais e, apontar soluções para os problemas, vivenciados pelos munícipes.

Em virtude disso, a responsabilidade de quem é da área da Educação se aprofunda. Pois, por serem os encarregados de difundir e construir o conhecimento, têm o compromisso de semear a consciência cidadã, dos educandos, e de formar para a cidadania.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que os Profissionais do Magistério têm o dever de educar para a cidadania e, portanto, formar mentes conscientes de seus deveres cidadãos, os educadores também devem se posicionar e praticar a cidadania. Esse pleito está inserido numa conjuntura muito ambígua para a Educação, pois, se por um lado temos a grande notícia da concretização do sonho, do Piso Salarial Nacional da Educação, sancionado pelo Presidente da República esse ano, por outro lado, temos um contexto, aqui no Sul, em que há uma resistência na implementação dessa Lei, organizada pela Secretária da Educação e pela Governadora do Estado.

Portanto, é dever dos profissionais do magistério, votar e apoiar candidaturas com identificação com a categoria, senão com a classe, da educação. Exigir dos candidatos, a prefeito e vereador, o compromisso com a categoria, no sentido de atuar para a efetiva implantação do Piso Salarial Nacional da Educação – demonstrando que essa Lei é plenamente viável e se solidarizando com os professores estaduais – e, de realmente colocar a educação como prioridade de suas atenções.

*Diretoria 24º Núcleo CPERS-Sindicato

Nenhum comentário: