domingo, outubro 13, 2013

MARKUS SOKOL & LAÉRCIO BARBOSA EM PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL





MARKUS SOKOL & LAÉRCIO BARBOSA EM PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL

Na quinta-feira (10-10-13) o Companheiro Markus Sokol esteve pela primeira vez em Pelotas, acompanhado pelo Camarada candidato a presidência do PT-RS Laércio Barbosa, onde conversou, durante a intensa agenda militante que cumpriu, sobre as idéias que defende a chapa “Constituinte por Terra, trabalho e Soberania”, neste PED 2013.

Nesse esforço de conquistar corações e mentes por uma Reforma Política do próprio partido, Sokol e Laércio conversaram com militantes petistas de diversas posições políticas internas pois, conforme está escrito no documento “”A palavra ao Povo!”: “Queremos discutir com todo o partido!”

A tese da ruptura imediata da aliança suicida e conservadora com o PMDB foi bem recebida pelos militantes petistas pelotenses, escaldados com o fracasso político e eleitoral de 2012. Em Pelotas o partido firmou uma aliança com o PMDB e com PSDC resultando em retrocesso eleitoral e político que colocou o PT, pela primeira vez desde 1996, na condição de não ser mais o favorito e nem a alternativa de poder na cidade. Embora, ainda continue sendo o maior partido da cidade, com quatro vereadores (em 21) e, com profunda presença nos movimentos sociais e sindical da cidade.

Além disso, a tese da Constituinte Soberana encontrou terreno fértil em Pelotas, onde as manifestações de junho/julho movimentaram toda a cidade, com grande participação da juventude espontaneamente, apesar da tentativa de instrumentalização por parte dos esquerdistas – que padecem daquela doença infantil diagnosticada pelo velho Lênin – contra o PT e, também apesar da presença de setores da velha oligarquia nobiliárquica e charqueadora que, queriam se aproveitar para desestabilizar os governos populares do PT.

A suspensão dos leilões do Pré-sal também foi pautada nas intervenções de Sokol e Laércio nas entrevistas na Rádio Universidade (RU), no programa político “13 Horas” – de maior audiência na cidade e na região do estado – e nos jornais impressos “Diário Popular” e “Diário da Manhã”, de maior tiragem na cidade e região. A utilização desses meios de comunicação da imprensa burguesa ainda é necessário, na ausência de uma verdadeira rede de comunicação e informação interna do PT, o que faz com que os militantes petistas ainda busquem as informações contidas nesses meios conservadores.

Concluindo a visita a pelotas, os companheiros Sokol e Laércio participaram de um debate com militantes na sede do partido que contou com a presença do candidato a presidência do PT-Pelotas, o dirigente do PT-RS Luciano Lima, e vários militantes da juventude petista e do movimento LGBT, alem do companheiro do PT de Rio Grande e militante histórico da corrente O Trabalho, Isaque. O balanço que pode ser feito é que foi plantada a semente da chapa “Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania” no fértil solo pelotense e, tudo indica que dará bons frutos para uma colheita futura.

Daniel Lemos, Sec. de Movimentos Sociais PT-Pelotas, Conselheiro Estadual CPERS-Sindicato/RS
Louise Lemões, Socióloga, Militante do PT-Pelotas


Nenhum comentário: