quinta-feira, agosto 08, 2013

"A filosofia do espírito subjetivo de Hegel"

http://wp.clicrbs.com.br/retratosdavida/2010/11/25/joaosinho-beckenkamp/

por Nauro Júnior

Joãosinho Beckenkamp. Ele filosofa, eu fotografo


25 de novembro de 2010
Foto Nauro Júnior
Acabei de sair de uma aula com o professor Joãosinho Beckenkamp. Quem já foi  aluno dele, sabe que o cara é um show em sala de aula.
Estou voltando para a faculdade depois de alguns anos, e ainda não consegui mergulhar de cabeça na densidade do curso. Com o Joãoziho estou tendo uma cadeira camada "A filosofia do espírito subjetivo de Hegel". Hoje a aula foi basicamente sobre sensações.
E sensação em Hegel é tudo.
Como estou tendo dificuldades de encontrar muitas respostas, hoje resolvi levar a máquina para a sala de aula e fazer algumas fotos. Fotografei os colegas e fiz 48 fotos do Joãozinho. Enquanto fotografava me sentia mais seguro em sala de aula, e de alguma form,a a máquina fez o assunto pender para o lado das artes. Tivemos uma aula de filosofia associada à vida. Estudamos Hegel, mas também filosofamos.
Muitas vezes me perguntaram pra que serve a filosofia. Outras vezes me perguntaram o que eu vou fazer com uma coisa chata como a filosofia.
Quem teve a oportunidade de ter uma aula com o professor Joãosinho Beckenkamp sabe o quanto a filosofia está embrenhada no dia a dia de nossas vidas. Que a filosofia nada mais é do que nos construirmos e desconstruirmos diariamente para tentar sermos um pouco racionais. Que não fazemos absolutamente nada com a filosofia que aprendemos. Mas ela faz nossa vida ficar maravilhosamente complicada.
Quer ficar maravilhado com a filosofia?
Vá ter uma aula com o professor Joãosinho Beckenkamp. Mas apura, porque ele está indo embora da UFPel. No semestre que vem estará ensinado na Universidade Federal de Minas Gerais.
 Foto Nauro Júnior
Foto Nauro  Júnior
Foto Nauro Júnior
Foto Nauro Júnior
Foto Nauro Júnior
Siga o Retratos da Vida no twitter. @nauropelotas
http://wp.clicrbs.com.br/retratosdavida/2010/11/25/joaosinho-beckenkamp/

Nenhum comentário: