por Nauro Júnior
Joãosinho Beckenkamp. Ele filosofa, eu fotografo
25 de novembro de 2010
Acabei de sair de uma aula com o professor Joãosinho Beckenkamp. Quem já foi aluno dele, sabe que o cara é um show em sala de aula.
Estou voltando para a faculdade depois de alguns anos, e ainda não consegui mergulhar de cabeça na densidade do curso. Com o Joãoziho estou tendo uma cadeira camada "A filosofia do espírito subjetivo de Hegel". Hoje a aula foi basicamente sobre sensações.
E sensação em Hegel é tudo.
Como estou tendo dificuldades de encontrar muitas respostas, hoje resolvi levar a máquina para a sala de aula e fazer algumas fotos. Fotografei os colegas e fiz 48 fotos do Joãozinho. Enquanto fotografava me sentia mais seguro em sala de aula, e de alguma form,a a máquina fez o assunto pender para o lado das artes. Tivemos uma aula de filosofia associada à vida. Estudamos Hegel, mas também filosofamos.
Muitas vezes me perguntaram pra que serve a filosofia. Outras vezes me perguntaram o que eu vou fazer com uma coisa chata como a filosofia.
Quem teve a oportunidade de ter uma aula com o professor Joãosinho Beckenkamp sabe o quanto a filosofia está embrenhada no dia a dia de nossas vidas. Que a filosofia nada mais é do que nos construirmos e desconstruirmos diariamente para tentar sermos um pouco racionais. Que não fazemos absolutamente nada com a filosofia que aprendemos. Mas ela faz nossa vida ficar maravilhosamente complicada.
Quer ficar maravilhado com a filosofia?
Vá ter uma aula com o professor Joãosinho Beckenkamp. Mas apura, porque ele está indo embora da UFPel. No semestre que vem estará ensinado na Universidade Federal de Minas Gerais.
Siga o Retratos da Vida no twitter. @nauropelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário