sexta-feira, agosto 02, 2013

Simpósio de Educação: Práticas e Atualizações docentes


AS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE FILOSOFIA, DA EEEM AREAL. FORMANDO CIDADÃOS NO PROJETO “JOVEM SENADOR”


Daniel de Souza Lemos[1]

As Manifestações ocorridas no mês de junho sacudiram o Brasil e, colocaram os jovens a protestar e a pensar. Os estudantes de filosofia da EEEM AREAL enfrentaram o desafio de, a partir dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, na disciplina de Filosofia, entender as manifestações, que se desenrolaram por todo o país. Através da participação no Projeto “Jovem Senador”, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio Politécnico elaboraram redações onde problematizaram os dilemas vividos pelo Estado brasileiro e, que ocasionaram aqueles protestos. Segundo o que indica o site do Senado Federal, “O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.” (Senado Federal, 2013) Onde, a partir de um tema genérico, os estudantes elaboram redações que são submetidas a uma banca crítica. Os conteúdos que compõem o currículo programático da disciplina de Filosofia do 2º ano são relativos a uma “Introdução a Filosofia Política”. Esta pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família. A reflexão filosófica acerca da política contribui para a educação e a formação dos estudantes enquanto cidadãos e, lhes fornece uma base para o exercício da cidadania. Pode-se dizer que é de extrema importância, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos em nossa sociedade e no mundo em geral. Nesse sentido, a chegada da onda de protestos ao Brasil revela que há um mal-estar generalizado contra as lógicas e ideologia do capitalismo. É oportuno incentivar que, os jovens estudantes do ensino médio, procurem à luz dos conhecimentos adquiridos com o estudo das Ciências Humanas, em geral e, da Filosofia, em particular, compreender o que ocorre e, se posicionem criticamente. Portanto, a participação deles no Projeto “Jovem Senador”, abriu uma grande oportunidade de reflexão e produção de um conhecimento crítico, típico do saber filosófico, através da produção escrita de uma redação, na modalidade de dissertação. Os alunos de cinco turmas do 2º ano do Ensino Médio Politécnico escreveram, sob diversos prismas, análises dos acontecimentos de junho, com a ótica do conhecimento filosófico trabalhado em sala de aula. Os resultados obtidos foram plenamente satisfatórios, pois os cerca de 150 estudantes que participaram da atividade utilizaram criticamente o aporte teórico da filosofia política para analisar as manifestações de junho.

Palavras-Chave: MANIFESTAÇÕES, FILOSOFIA, REDAÇÕES, SENADO

REFERÊNCIAS:

SENADO FEDERAL. Projeto Jovem Senador. Site construído e mantido pelo PRODASEN. Disponível em: <https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/apresentacao> Acesso em: 25 julho de 2013.


[1] Professor da área de Ciências Humanas na EEEM Areal e na EMEF Mário Meneghetti. Graduado em História, mestrando Ciência Política IFISP/UFPel e bolsista da Fapergs. E-mail: danielslemos@yahoo.com.br



Nenhum comentário: