AS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE
FILOSOFIA, DA EEEM AREAL. FORMANDO
CIDADÃOS NO PROJETO “JOVEM SENADOR”
As Manifestações ocorridas no
mês de junho sacudiram o Brasil e, colocaram os jovens a protestar e a pensar. Os estudantes de filosofia da EEEM AREAL
enfrentaram o desafio de, a partir dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula,
na disciplina de Filosofia, entender as manifestações, que se desenrolaram por
todo o país. Através da participação no Projeto “Jovem Senador”, os
estudantes do 2º ano do Ensino Médio Politécnico elaboraram redações onde
problematizaram os dilemas vividos pelo Estado brasileiro e, que ocasionaram
aqueles protestos. Segundo o que indica o site do Senado Federal, “O
Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino
médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos,
conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no
Brasil.” (Senado Federal,
2013) Onde, a partir de um tema genérico, os estudantes elaboram redações que
são submetidas a uma banca crítica. Os conteúdos que compõem o currículo
programático da disciplina de Filosofia do 2º ano são relativos a uma
“Introdução a Filosofia Política”. Esta pode ser definida como a reflexão
filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas
instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico
e o nosso padrão de vida da família. A reflexão filosófica
acerca da política contribui para a educação e a formação dos estudantes
enquanto cidadãos e, lhes fornece uma base para o exercício da cidadania. Pode-se dizer que é de extrema
importância, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e
políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos
em nossa sociedade e no mundo em geral. Nesse sentido, a
chegada da onda de protestos ao Brasil revela que há um mal-estar generalizado
contra as lógicas e ideologia do capitalismo. É oportuno incentivar que, os
jovens estudantes do ensino médio, procurem à luz dos conhecimentos adquiridos
com o estudo das Ciências Humanas, em geral e, da Filosofia, em particular,
compreender o que ocorre e, se posicionem criticamente.
Portanto,
a participação deles no Projeto “Jovem
Senador”, abriu uma grande oportunidade de reflexão e produção de um
conhecimento crítico, típico do saber filosófico, através da produção escrita
de uma redação, na modalidade de dissertação. Os alunos de cinco turmas do 2º
ano do Ensino Médio Politécnico
escreveram, sob diversos prismas, análises dos acontecimentos de junho, com a
ótica do conhecimento filosófico trabalhado em sala de aula. Os resultados
obtidos foram plenamente satisfatórios, pois os cerca de 150 estudantes que
participaram da atividade utilizaram criticamente o aporte teórico da filosofia
política para analisar as manifestações de junho.
Palavras-Chave: MANIFESTAÇÕES, FILOSOFIA, REDAÇÕES, SENADO
REFERÊNCIAS:
SENADO FEDERAL. Projeto
Jovem Senador.
Site construído e mantido pelo PRODASEN. Disponível em: <https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/apresentacao> Acesso em: 25
julho de 2013.
[1] Professor da área de Ciências Humanas na
EEEM Areal e na EMEF Mário Meneghetti. Graduado em História, mestrando Ciência
Política IFISP/UFPel e bolsista da Fapergs. E-mail: danielslemos@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário